O distópico futuro de 1984

O distópico futuro de 1984


O livro escrito por George Orwell se passa no longínquo futuro de 1984, pelo menos ero o futuro quando o livro foi escrito em 1948. Publicado em 1949 o romance foi o ultimo escrito por George Orwell e é  dito como um dos grandes clássicos da literatura do século XX,

Após a Grande Guerra (não necessariamente a 2ª Guerra Mundial mas algo similar) o mundo se polarizou em 3 Megablocos  a Ociânia (recebeu este nome por ter países de todos os oceanos),  Lestasia (formado pela união dos tigres asiáticos, China e Japão)e a Eurasia (Europa continental e países da Ex-URSS) que vivem constate guerra onde cada um dos Mega blocos  se revezam  entre aliados e inimigos entre si apesar do motivo oficial da guerra ser as terras motivo oculto é dar um inimigo externo para cada população se preocupar e negligenciar os problemas internos interno .
Mapa das divisão do mundo de 1984

A Divisão da Sociedade da Oceânia

Grande Irmão


O grande irmão está observando você
O Grande Irmão/Big Brother (Daí que vem o nome do reality mas sê você já chegou até aqui já deve saber disso) ele se apresenta como o rosto do partido sendo o alvo de cada  sentimento dos seus membros como o  amor, medo, reverência, emoções que podem ser transmitidos mais facilmente para um individuo do que para uma organização.
 Como Líder máximo e onipotente do partido, cada vitória, descoberta cientifica, realização e virtude tudo é creditado a sua inabalável liderança. Sua imagem esta presente em cada esquina em cada parede e em cada teletela (funcionam ao mesmo tempo como um televisor e uma câmera de vigilância) sempre com a mesma  frase “O Grande Irmão está observando você” tornando ele um ser praticamente onipresente apesar de nunca ter sido visto pessoalmente por ninguém.
Winston seu diário e a Teletea








Partido Interno


Abaixo dele vem o partido interno com 6 milhões de membros menos de 2% da população da Ociânia a eles são atribuído o papel de cérebro do estado eles são os privilegiados onde estão os melhores postos e os membros pertencentes as classes mais altas, alem de não sofrerem de das privações das outras classes.

Partido Externo

O Partido Externo as mãos do estado são eles quem prestam serviço diretamente para o partido (similar aos funcionários públicos) fazendo os mais diversos serviços. Tal classe viva em escassez de alimentos, recorrentes falta de energia e a privação de consumo de produtos. O partido culpava a guerra para tal condição de vida.  Eles são a parte que interessa ser dominada á eles é concentrada a maior parte da propaganda e manipulação do estado tais membros são constantemente vigiados pelas teletelas implantada em cada residência dos membros do partido externo como nos locais com grande concentração de pessoas além de cada pessoa ao seu redor poder 


Prole

Prole a massa muda da sociedade da Oceânia eles são a força de produção bruta do estado. Iletrados são facilmente mantidos sob controle  as proles só queriam ser felizes na miseria de onde nasceram e por isso aceitam qualquer coisa e não oferecem perigo real ao Partido

Winston Smith

John Hurt como Winston Smith no filme 1984
Em meio a este mundo está Winston Smith um trabalhador comum do ministério da verdade local onde é alterado todo o tipo de documento como livros de historia jornais revistas qualquer coisa que não seja conveniente para o partido naquele momento  ou  que possa contradizer  o partido para ser reimpresso e as antigas copias serem incineradas tornando o que era dito pelo partido como a verdade do sempre e  assim manipulando a memoria da maioria mas Winston era diferente  sua mente não estava suficientemente controlada pelo partido ele se lembrava do passado lembrava  alterar cada palavra  cada documento que manipulou   mas sem provas é como o passado nunca houvesse existido mas um dia andando pelas favelas dos prolis ele consegue um diário e começa a escrever em um canto da sua casa onde deveria está instalado um armário a partir daí acompanhamos a sua interação com este mundo e todas as suas singularidades.

Não é atoa ele é dito como uma das obras mais influentes do século XX extremamente bem escrito ele previu muitos conceitos políticos e sociais das décadas futuras como a polarização do mundo (como na guerra fria) o uso do inimigo externo para unir a população (como a guerra do Iraque com George W. Bush) ou a manipulação da mídia(Hitler e a companha nazista). A Cada novo capítulo leva o leitor à reflexão sobre a dominação o controle e a percepção do controle de pensamento que são submetidos diariamente.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Comment