O inicio da saga do Zé do Caixão

HORROR!!! MEDO!!! DESESPERO!!! PÂNICO!!! leitores hoje em comemoração ao Halloween,
( ou dia do saci em alguns estados) vamos prestar homenagem a um dos maiores (Se não o maior) dos cineastas brasileiro  o Sr. José Mojica Marins o popular Zé do Caixão  falando de sua primeira  grande o obra À Meia-Noite Levarei Sua Alma.
Aos 27 anos e vários filmes no currículo nenhum deles de grande expressão o cineasta lança em 1964 À Meia-Noite Levarei Sua Alma o seu primeiro filme no gênero do terror .
 No filme José Mojica Marins da vida ao Zé do Caixão,  em sua busca maníaca da mulher perfeita para gerar um filho e perpetuar a continuidade do seu sangue.



Zé do caixão e sua reflexão sobre a vida

Lançado no começo do regime Militar o filme foi reproduzido em pouquíssimas salas de cinemas nacionais além de ser muitíssimo criticado pelos religiosos devido ao conteúdo controverso. seu sucesso só viria quando lançado nos Estados Unidos nos anos 90 onde ficou conhecido internacionalmente como Coffin’ Joe.
Banner do Housecore Horror Film Festival
realizado 12 de novembro de 2015 nos EUA
Apesar da falta de reconhecimento pelos seus semelhantes no Brasil ele foi vencedor  de vários prêmios internacionais como o Tiers Monde da imprensa mundial, 3º Convention du Cinéma Fantastique (França), em 1974; e um Prêmio Especial no Festival Internacional de Cine Fantástico y de Terror Sitges (Espanha), em 1973. 
Este é considerado o primeiro filme de terror tipicamente brasileiro sendo este um  fruto direto de nosso folclore, de nossas superstições, de nossas neuroses (ou falta delas) e, principalmente, de nosso sincretismo religioso.


Drácula de Bela Lugosi uma clara inspiração no figurino do Zé do Caixão

 Apesar das dezenas de defeitos técnicos no filme, afinal estamos falando do Brasil nos anos 60 e estamos falando de um  filme com pouquíssimo orçamento. Mas isso não deve se tornar um empecilho para ver essa obra, e sim um incentivo para aprecia-la, afinal, a interpretação de Mojica é muito interessante, com seu figurino claramente inspirado em Bela Lugosi, e maquiagem (bem mais ou menos).

O filme é indispensável para qualquer cinéfilo interessado na historia do cinema nacional sendo um dos precursores do cinema de gênero no brasil. 









0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Comment